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quinta-feira, 30 de junho de 2011

A entrega dos certificados é sempre marcada de muitas emoções

Essas semanas estão sendo realmente marcadas por muita emoção, várias escolas com a ajuda de sua direção e professores estão fazendo uma verdadeira festa, repleta de alegria e muitas lágrimas devido a despedida dos  instrutores. Todos os alunos  estão de parabéns pelo termino do curso e por terem recebido os seus certificados.
Na Escola M. Lions Mossoró Centro ; e na E.M Dolores do Carmo Rebouças; E.E.Van Rosado Maia e E.M Eloisa leão parabéns a todos que ajudaram a fazer desse dia algo muito especial. 




A entrega foi feita na quadra de esportes da igreja Batista, no bairro Aeroporto, e contou com a participação dos pais e da comunidade. O aluno do 5° ano, Luiz Davi Rocha Gadelha que esta ao lado da professora fez uma redação com o titulo: "proerd uma lição de vida" que foi lido no local:

"O pored na minha vida me ensinou muitas coisas sobre as drogas, mas entre todas aprendi a melhor lição que é nunca usá-las pois o seu uso só trás consequências negativas, não só para mim, também para todos a minha volta.
     Algum dia talvez me chamem de careta por não aceitar, mas serei sim careta, careta serei para as drogas em geral sendo elas bebidas alcoólicas, intorpecentes ou inalantes.
     No juramentoque fiz perante a minha família, meus professores, a todas as autoridades ali presentes e principalmente a mim mesmo, que nunca as usarei e aprendi a melhor lição de todas que a droga é uma droga"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

há também houve a capoeira do proerd juntamente com o professor do "mais educação", que também foi um sucesso!!!!!!!!!!!!!!!! com uma musica feita pelas próprias crianças para embalar a dança:

"eu sou criança e um dia eu vou crescer.
vou mostrar para essa gente
que o Proerd é pra valer.
junto com a minha família o que,
vou aprender.(bis)
Esse programa veio para ensinar,
como poderemos às drogas evitar.
junto com o policia harão
nós chegamos a conclusão
que às drogas em nossa vida
devemos sempre dizer não".




A Escola Dolores do Carmo também preparou uma grande festa. com direito a video aula acompanhada com um lanche muito especial, apresentações dos alunos, palestra para os pais e entrega de certificados.



                                                     realmente foi inesquecível.

domingo, 26 de junho de 2011

FORMATURA 2011 AREIA BRANCA


No primeiro semestre deste ano, estão sendo atendidas cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 09 e 12 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares de AREIA BRANCA, onde foram trabalhados temas relacionados à prevenção ao uso das drogas e da violência. Os Proerdianos (alunos atendidos pelo PROERD) receberam a visita do policial instrutor durante 11 semanas, e com o apoio do livro do estudante foram desenvolvidas várias atividades relacionadas à prevenção, no final do curso os alunos farão um juramento diante das autoridades, familiares e professores, que ficarão longe das drogas e da violência.
Em AREIA BRANCA o programa está sendo desenvolvido a partir da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Os policiais Militares que estão atuando como voluntários no PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) na cidade de Areia Branca são: Ibraim Vilar, Francisco Silva, Miguel Vicente e Diego Emídio, os quais pretendem atender também no segundo semestre de 2011, os municípios de Tibau e Grossos.
Fonte: Arquivo do Blog.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Formatura Proerd Mossoró


  Alegria e descontração marcaram a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (PROERD) nesta sexta-feira (10/06) em Mossoró. A solenidade aconteceu às 8h30 no Ginásio Pedro Ciarlini e contou com a participação da Prefeita Fafá Rosado, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, Secretário da Cidadania Francisco Carlos Carvalho, além da a Gerente Executiva da Educação Ieda Chaves, Coordenadora Estadual do Proerd Ten. Cel Margarida, entre várias autoridades.

A banda de música Proerd comandou a festa e o grito de guerra da criançada. Nas arquibancadas, elas cantavam e vibravam em com o tradicional coro “Hoje é Dia de Proerd”. A pequena Natally de Paula, 10 da escola Raimunda Fernandes não escondeu a emoção de participar da festa. “É maravilhoso está aqui, aprendi muito no progra ma e agora vou fazer o juramento de ficar sempre longe das drogas”, falou a estudante fazendo menção ao julgamento tradicional nas cerimônias de formatura de alunos do Proerd.

Nesta etapa, 765 alunos da rede municipal de ensino concluíram o curso. A Prefeitura renovou parceria com a Polícia Militar e garantiu a continuidade e ampliação do Programa. No ano passado, as ações do PROERD foram desenvolvidas em seis escolas e no primeiro semestre 2011 foram incluídas mais treze escolas, perfazendo um total de 19 escolas, 32 turmas e 765 alunos atendidos.

Os proerdianos receberam a visita do Policial Instrutor durante onze semanas nas salas de aulas, e com o apoio do Livro do Estudante foram desenvolvidas atividades relacionadas à prevenção ao uso de drogas.

Durante a cerimônia de formatura, houve apresentação de capoeira , quadrilha e integração com todos os instrutores. Até o mascote do programa, o Leão, apareceu para animar a festa.

A Prefeita Fafá Rosado não escondeu a emoção de participar do evento. Puxando grito de guerra, ela lembrou que a Prefeitura continuará com a parceria com a Polícia Militar. “A prefeitura não medirá esforços para garantir a continuidade do programa nas escolas porque essa parceria está dando certo e emociona a gente vê o sorriso dessas crianças”, falou.

A vice-prefeita falou em nome da Governadora Rosalba Ciarlini. “Ela (a governadora) gostaria de está aqui hoje, mas me pediu para falar da satisfação dela em acompanhar a expansão do programa no Estado e em Mossoró”, destacou.

O secretário da Cidadania Francisco Carlos reforçou o investime nto da administração municipal na educação. “O caminho do futuro é o caminho da educação”, resumiu ao saudar os estudantes com o grito de guerra do programa.

Coronel Francisco Reinaldo, do comando geral da PM no RN enfatizou a importância da parceria com o Município. “Para dar certo, esse programa precisa de uma integração com os municípios e isso está acontecendo em Mossoró, daí o sucesso”, destacou.
A Gerente de Educação Ieda Chaves, também reforçou a boa parceria com a polícia militar. “Além do desenvolvimento do programa, agradeço o apoio que a polícia militar nos presta no sentido de garantir a segurança nas nossas escolas”, destacou.

Durante a cerimônia houve entrega de bicicletas aos alunos destaque do Programa e a Prefeita Fafá Rosado foi agraciada com um certificado de compromisso e reconhecimento ao programa.

PROGRAMA- O Proerd é desenvolvido nas escolas por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. No segundo semestre de 2011, a expectativa é que o programa seja desenvolvido em toda rede municipal de ensino.

domingo, 29 de maio de 2011

FORMATURA PROERD NATAL 1º SEMESTRE




Mais de 12 mil estudantes participam de formatura do Proerd em Natal.


Alex RégisMais de 12 mil estudantes participam de formatura do ProerdMais de 12 mil estudantes participam de formatura do Proerd
 
Mais de 12 mil estudantes da rede publica e privada 
de ensino do Rio Grande do Norte participam da formatura do Programa Educacional de Resistencia as Drogas (Proerd 2011), da Policia Militar. De acordo com o Governo do Estado, este será o último evento a ser realizado no estádio João Machado, o Machadão, antes da demoliçao. Para a governadora Rosalba Ciarlini, que não dispensou uma analogia futebolística, o Machadão se despede com um verdadeiro gol de placa.
O comandante da Polícia Militar do RN, coronel Araújo Silva, aproveitou a ocasião para ressaltar o papel preventivo da PM, que alem de repreender o tráfico de drogas, orienta crianças e adolescentes a não consumirem nenhum tipo de substância ilícita. 

No evento, muita alegria dos participantes que assistiram desfiles e simulações realizadas pelos diversos órgãos da segurança pública do Estado como, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Bope, Cavalaria, Banda da Polícia Militar, Companhia de policiamento de choque, Marinha do Brasil, Escoteiros e muitos outros.

Para a governadora Rosalba Ciarlini o Proerd é um programa de extrema importância para a formação da cidadania das crianças e jovens. "O trabalho de combate às drogas deve começar cedo para preservarmos nossos futuros adultos de algo tão danoso. Por isso, vendo a importância desse trabalho o governo do RN apóia e também prevê a ampliação do Proerd, interiorizando e ampliando cada vez mais sua atuação", disse Rosalba Ciarlini.


O Proerd é um programa criado pelo governo do RN, através da Sesed e da Polícia Militar, que promove diversas ações educativas e de prevenção de combate às drogas. Desde a sua implantação o programa tem ajudando a acabar com a comercialização de drogas aos estudantes nas proximidades das escolas estaduais e municipais e também das instituições privadas de ensino. Atualmente, só na grande Natal já são 590 escolas contempladas com ações do Proerd.

De acordo com o Cel. Araújo o trabalho dos agentes junto ao Proerd enobrece mais ainda o compromisso de proteção selado pela PM. "É bom saber que ajudamos crianças e jovens a renunciarem às drogas, que causam tantos danos à sociedade", destacou Cel. Araújo.

A secretária de estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho ressaltou que a atuação dos professores no programa também é muito importante. "Com o Proerd, policiais e professores trabalham juntos gerando um impacto muito positivo na formação do caráter das crianças e jovens, ajudando-os a compreender qual será seu papel na sociedade. Queremos trabalhar na  ampliação dessa iniciativa em todo o interior do estado", disse a secretária.

A meta, segundo a governadora, é ampliar para todo o estado o projeto “Segurança Começa na  Escola”, que inclui o Proerd, aumentando o número de escolas atendidas ainda este ano. Desenvolvido inicialmente em quatro escolas potiguares, o projeto empregará tecnologia de ponta na proteção de estudantes e professores. De acordo com dados da Polícia Militar, atualmente, 65% (quase sete em cada dez) dos estudantes já consumiram álcool e outros 22% já usaram drogas ilícitas. Machadão

Na ocasião da festa de formatura, foi entregue por Rodrigo Cintra, Secretário municipal da Juventude Esporte e Lazer uma réplica do Machadão, ao secretário extraordinário para Assuntos Relativos a Copa 2014, Demétrio Torres, simbolizando a passagem do estádio ao poder estadual para início da execução das obras para a construção do Arena das Dunas.

Pouco antes do evento no Machadão, que também contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa, a Fifa havia anunciado oficialmente a exclusão de Natal da Copa das Confederações. A razão seria o atraso nas obras da Arena das Dunas, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2013, seis meses depois da Copa das Confederações.

Também participaram do evento Thiago Cortez, secretário de estado da Justiça e da Cidadania; Aldair da Rocha, secretário de estado da Segurança Pública; Tatiana Mendes Cunha, Consultora geral do estado; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Eliseu e o Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério da Silva.
 
 
FONTE:
Andrialle Mendes - Repórter
 
 
 
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

FORMATURA 1º SEMESTRE 2011 MOSSORÓ

Convite Formatura Proerd Mossoró 1º Semestre
 

  Os Policiais Militares Instrutores PROERD, a 12ª Dired e a Gerencia Executiva de Educação, convidam a população para participar da formatura dos alunos atendidos no 1º semestre de 2011 pelo PROERD (Programa Educacional de Resistencia as Drogas e a Violência), que ocorrerá no dia 10 de junho de 2011 ( sexta-feira), no ginásio municipal Pedro Ciarline, partir das 08:30.
  No primeiro semestre deste ano, estão sendo atendidas cerca de 1.600 crianças e adolescentes, de escolas municipais, estaduais e particulares deste município, onde foram trabalhados temas relacionados a prevenção ao uso das drogas e da violência. Os Proerdianos(alunos atendidos pelo PROERD) receberam a visita do policial instrutor durante 11 semanas, e com o apoio do livro do estudante foram desenvolvidas várias atividades relacionadas à prevenção, no final do curso os alunos farão um juramento diante das autoridades, familiares e professores, que ficarão longe das drogas e da violência .
  Os policiais Militares que estão atuando como voluntários no PROERD ( Programa Educacional de Resistencia as Drogas) nas cidades de Mossoró e Areia Branca são: Ibraim Vilar, Francisco Silva, Miguel Vicente, Edmar Dantas,  Diego Emídio, Miguel Vicente, Issac Ramalho e Harão Moabe.
 







quarta-feira, 13 de abril de 2011

É responsabilidade da escola combater o bullying.


'É responsabilidade da escola combater o bullying'

Especialista americana diz que leis não são suficientes para evitar a prática



Nathalia Goulart
(Thinkstock)
"Muitos acreditam que, porque o bullying é praticado por crianças, ele é menos impactante. E que porque são crianças, precisam passar por esse tipo de provação para serem mais fortes no futuro – isso é um mito."
Marlene Snyder, especialista
O passado de isolamento e ausência de amigos alimentam suspeitas de que Wellington Menezes de Oliveira, o jovem de 24 anos que invadiu a escola em Realengo deixando um rastro de 12 mortes, tenha sofrido bullying. A desconfiança fortalece o debate sobre os meios de que a sociedade dispõe para evitar que personagens como Oliveira sejam cultivados dentro da escola. Nos Estados Unidos, os anos que se seguiram à tragédia na Columbine High School foram de investimento em prevenção à violência, entre elas, o bullying. O Brasil ainda engatinha na discussão sobre o tema. A tragédia da quinta-feira reacende a discussão: qual o papel da escola no combate a essa prática que deixa marcas tão duradouras? O site de VEJA conversou com a especialista americana Marlene Snyder, diretora de desenvolvimento do programa anti-bullying do Instituto Olweus, piorneiro no estudo e na prevenção dessa prática nos Estados Unidos. Confira os principais trechos da entrevista:
Qual o papel da escola no combate ao bullying? Mesmo quando o bullying acontece fora da sala de aula, a escola têm responsabilidade, porque os desdobramentos dessa prática estarão presentes no comportamento dos alunos. Nesse processo, o relacionamento professor-aluno é fundamental. É por meio desse canal que o bullying pode ser identificado. Mas para isso, os docentes precisam estar treinados. Eles precisam entender que o bullying acontece a qualquer momento e com qualquer aluno. Um estudo que realizamos apontou que 17% dos estudantes americanos sofreram bullying dentro da escola. Isso significa quase um em cada cinco jovens.
Podemos dizer que, nesse combate, a escola é mais importante que os pais? Sim. Sustentados pelas nossas pesquisa, sabemos que é muito mais provável que o bullying aconteça dentro das escolas, durante aquele período em que as crianças são confiadas aos cuidados de professores e da direção. Nesse sentido, as escolas têm um poder maior que os pais em identificar e combater essa prática.
Atualmente fala-se muito em bullying e toda a violência que acontece dentro da escola é classificada como tal. Como identificar quando realmente trata-se de uma prática de bullying? Bullying é puro abuso. É quando a pessoa é exposta repetidamente a ações negativas por parte de uma ou mais pessoas e ela tem dificuldades em se defender. Entre essas ações estão xingamentos, disseminação de falsos rumores, exclusão social ou isolamento, agressões físicas e discriminações raciais ou sexuais. Todas essas práticas podem contar com a ajuda da internet - o que chamamos de cyberbullying.
Leis anti-bullying são eficazes no combate a essa prática? Respondo a essa pergunta com outra pergunta: essas leis são bem feitas? E em que medida elas auxiliam a escola a lidar com o bullying? Pergunto isso porque aqui nos Estados Unidos, 45 de nossos 50 estados possuem leis que visam combater o bullying, mas em muitos casos a lei é ineficiente porque determina apenas que a escola tenha em seu programa políticas anti-bullying. O problema é que elas ficam no papel, não são colocadas em prática. O que precisa é que os professores sejam treinados, que entendam o que é, quais as manifestações e quais as consequências do bullying. Assim, poderão transformar em ativa a atitude passiva quem mantêm frente a um problema tão grave. Mesmo bem feita, nenhuma lei será capaz de erradicar o bullying, assim como nenhuma lei é capaz de combater todos os roubos, por exemplo. Mas elas chamam a atenção e preparam a sociedade para lidar com o problema.
E quanto a leis que multam as escolas que se mantêm passivas frente ao bullying? As leis que prevêem multas ou indenizações são eficazes na medida em que chamam a atenção da escola para o problema. Há cerca de 10 anos, elas foram implementadas em algumas regiões dos Estados Unidos, onde as escolas eram multadas em cerca de 10.000 ou 15.000 dólares e hoje vemos casos que chegam a milhões de dólares. Isso serve de alerta para as escolas: o custo-benefício da prevenção é muito maior do que o pagamento de uma multa ou indenização.
Quais são os maiores mitos que envolvem o bullying? Muitos acreditam que, porque o bullying é praticado por crianças, ele é menos impactante. E que porque são crianças, precisam passar por esse tipo de provação para serem mais fortes no futuro – isso é um mito. Outra inverdade é que acredita-se que a pessoa que pratica bullying, o faz por sentir-se infeliz consigo mesma. Em todos esses anos de pesquisas, concluímos que os praticantes têm uma autoestima elevada. O que eles desejam é projetar seu poder sobre alguém que, por alguma razão, não dispõe de meios para se defender.
Quem pratica o bullying tende a ser estigmatizado. Como tratá-los corretamente? Em nosso programa de combate ao bullying não rotulamos ninguém. Isso porque existem oito diferentes papeis que uma pessoa pode desempenhar durante uma situação de bullying. Existe quem pratica, quem se mantém passivo, quem incentiva ações negativas mas não participa delas, e assim por diante. Por isso, em cada contexto, uma pessoa pode assumir um papel distinto. A solução é trabalhar com cada situação particular e analisar se existe um padrão de conduta que se repete. A partir daí, desenvolvemos atividades que possam reverter esse comportamento. Mas trabalhamos com esse aluno dentro da escola. Ao contrário do que muitos pensam, expulsá-lo é contra-producente. Se o expulsamos, para onde ele vai? Ele vai para a rua e aprende coisas ainda piores. Então, trabalhamos muito próximos a ele, oferecendo subsídios e possibilitando mudanças.
O prática de bullying começa em casa? O que acontece é um reflexo. Se a criança é tratada com gritos, tapas ou presencia cenas de violência em casa, ela acredita que esse tipo de comportamento funciona. E, por isso, repete esse comportamento na escola.
Combater o bullying é uma missão impossível? Estou certa de que as crianças querem apenas uma oportunidade para aprender a tratar bem seus colegas. Se é difícil tratar o bullying? Sim, é uma tarefa dura, que exige empenho e comprometimento, mas sou muito otimista. Acredito que se os adultos estiverem dispostos a conversar com as crianças e escutá-las sobre suas preocupações, será fácil criar um ambiente harmonioso. E quanto mais cedo começarmos a conversar, melhor.
A senhora estuda o bullying há quase duas décadas. O que mudou durante esse período? A grande mudança foi a atenção que a sociedade deu para o tema. O bullying hoje já é visto como um problema de saúde pública. Também acumulamos mais conhecimento. Hoje sabemos que aqueles que praticam ou sofrem bullying carregam sequelas físicas e mentais e que quem sofre bulying tem um desempenho acadêmico menor e tende a não gostar do ambiente escolar. Por isso, são mais propensos a abandonar os estudos. Na outra extremidade, aqueles que praticam bullying têm mais chances de se envolver em crimes. Ou seja, combater o bullying é também combater o crime. Por outro lado, vemos também que a sociedade mudou. Os pais estão cada vez mais longe de casa, envolvidos em longas jornadas de trabalho enquanto os jovens estão cada vez mais apegados a video-games, computadores, etc. Tudo isso torna a prevenção ainda mais necessária

Fonte: Wagner Ribeiro

terça-feira, 12 de abril de 2011

Despedida o Ten. Cel Elieser de Mossoró

Ten. Cel Elieser Recebendo Homenagem


Pms Proerd Mossoró Com o Ten. Cel. Elieser

Durante a passagem de comando do 2º BPM ocorrida no dia 08/04/2011 na sede desta OPM, na qual o Ten. Cel Elieser passa  para o Ten. Cel Túlio César, o comando do Segundo BPM os policiais do Proerd Mossoró fizeram uma homenagem ao Ten. Cel. Elieser, pelo apoio prestado ao Proerd enquanto esteve a frente do segundo BPM, pois a ideia de implantar o Proerd em Mossoró e Areia Branca partiu deste comandante que deixará saudades nesta cidade.


Fonte: Arquivos pessoais do Blog