¨

quarta-feira, 23 de março de 2011

Proerd nas Escolas de Mossoró

Programa de prevenção às drogas é desenvolvido em escolas de Mossoró


Em todo o mundo, milhares de crianças e adolescentes entram no mundo das drogas. Os motivos são muitos, desde influência de amigos até a curiosidade de saber o que sente.
Para ajudar no combate ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou não, em Mossoró, pelo segundo ano, as redes de ensino estadual e municipal, em parceria com a Polícia Militar, desenvolvem o Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD).
O programa busca envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas. Pretende sensibilizar os atores sociais para evitar que crianças acabem partindo para um mundo que, muitas vezes, não tem mais volta.
Ontem de manhã, 22, as redes municipal e estadual fizeram o lançamento do programa este ano na Escola Municipal Alcides Manoel, localizada no bairro Redenção, em Mossoró.
De acordo com Jandira Cruz, diretora de políticas pedagógicas da Gerência Executiva de Educação (GEED), ano passado, quando da implantação do programa na cidade. foram atendidas 6 escolas, com 9 turmas e 245 alunos envolvidos.
Para este ano, mais 13 escolas da rede municipal passaram a fazer parte desse trabalho que visa a afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas e da violência. "Apesar do pouco tempo do programa ano passado, pois ele foi implantado no fim do primeiro semestre, já tivemos bons resultados, como a redução da infrequência escolar, o envolvimento da família na escola. Os alunos corresponderam quanto à atenção à questão das drogas. Foi muito positivo", diz.
De acordo com o policial militar Ibraim Vilar, um dos instrutores do Proerd em Mossoró, 8 policiais estão responsáveis pelo trabalho de prevenção às drogas nas escolas. No ano passado, quando foi implantado, o Proerd dispunha de apenas 3 policiais.
Segundo o policial, atualmente são 19 escolas da rede municipal e 18 da estadual, totalizando 37 escolas e 64 turmas atendidas, todas com crianças do 5º ano.


O que é o programa de prevenção as drogas?

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os Estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.
Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.
Atuando desde 2002 no Estado, o PROERD até 2010 estava presente em 23 municípios, e seus 100 policiais militares instrutores atenderam uma média de 70.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral.

Com informações do site www.proerd.rn.gov.br


Policiais militares dão aulas para crianças

A metodologia do programa consiste em uma vez por semana um policial se faz presente à escola para repassar informações sobre as consequências do uso de cigarros, bebidas alcoólicas, maconha, amizades, entre outros. O professor permanece na sala enquanto o policial conversa durante uma aula com as crianças. "Tentamos mostrar aos alunos a importância de ficar longe das drogas", diz Vilar.
No fim do semestre, quando a turma se forma, as crianças participam de situações teatralizadas para que eles possam entender melhor as consequências de suas escolhas. Os alunos recebem um certificado de participação no programa e fazem o juramento.
As escolas participantes, segundo o policial militar, foram escolhidas por terem alunos mais suscetíveis ao uso de entorpecentes. "Nós, juntamente com a Gerência de Educação e a Dired, mapeamos algumas escolas. Vimos a necessidade de estarmos presentes nelas por correrem mais riscos", diz.
Por enquanto, segundo ele, o programa está sendo desenvolvido em Mossoró e Areia Branca, mas estão tentando expandir-lo para Tibau e Grossos também.
O interessante do trabalho é que não apenas as crianças se envolvem, mas também os pais passam a fazer parte de tudo o que é ensinado, pois os filhos chegam em casa dizendo que tem um policial na escola. Os pais querem saber o que ele está fazendo na escola e acabam compreendendo qual o papel da Polícia Militar, que é o de proteger o cidadão e colaborar para que todos se sintam mais seguros. "Foi gratificante mostrar aos alunos que a bebida alcoólica era uma droga, pois muitos não a veem como droga. Muitos pais até agradeciam pelo trabalho", disse o PM Vilar.

Fonte:
Jornal Gazeta do Oeste
Edição: 23/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário