¨

terça-feira, 22 de março de 2011

Proerd Inicia Aulas Semestre 2011.1 em Mossoró


A edição 2011 do Projeto Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) será retomada hoje em Mossoró com ampliação no número de participantes. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura.
Durante seis meses, crianças de 9 a 12 anos matriculadas no 5° ano do ensino fundamental participarão de um curso ministrado por policias. A proposta é despertar nos alunos ações de cidadania, visando principalmente à prevenção ao uso de drogas e também a violência.
O projeto busca desenvolver nos alunos habilidades para identificação de tipos de entorpecentes como forma de evitar o uso, bem como busca desenvolver a autoestima dos alunos, afastando-os de problemáticas sociais marcantes no atual cotidiano da população.
As atividades são extracurriculares e terão uma carga horária de uma hora-aula semanal.
Em 2010, o Proerd atendeu a 245 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino. Agora, serão 32 turmas de 19 escolas municipais, mas a intenção é que esse número cresça até o final do ano.
"Essa parceria com a Polícia Militar tem sido muito interessante, por isso queremos estender a atuação do projeto na cidade. Nesse semestre serão 19 escolas atendidas, mas a expectativa é que chegue a toda rede até o final no ano", disse o secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos Carvalho.
A gerente executiva da Educação, Ieda Chaves, também destaca a importância do projeto. "O Proerd consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas entre crianças e adolescentes", destacou.
A Prefeitura entra com doação de cadernos de atividades, fardamento dos alunos e apoio logístico. Já, a Polícia entra com o instrutor.
A aula inaugural das atividades do Proerd edição 2011 em Mossoró acontecerá hoje, às 7h30, na Escola Municipal Alcides Manoel, no bairro Redenção (zona oeste da cidade).

COMBATE ÀS DROGAS
As ações de prevenção às drogas e à violência não são isoladas. Transformaram-se em política de governo, graças a uma lei de autoria da vereadora Cláudia Regina, em que foram instituídos Núcleos de Operações Preventivas (NOPs), que conta com a participação de profissionais de saúde que passam informações e tiram dúvidas dos alunos em assuntos relacionadas às drogas.

Fonte:
Jornal Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário