¨

quarta-feira, 30 de março de 2011

Governadora Participa da Instalação do Proerd no Caic do Abolição IV

Mossoró - A Escola Estadual Jerônimo Vingt-Rosado Maia "Caic", do Abolição IV recebe uma unidade do Programa Educacional de Resticencia as Drogas, Proed, que funcionara em uma sala e atenderá alunos de tres turmas de 5º ano. Serão atendidos cerca de 70 alunos, tendo como Instrutor Proerd o Soldado Ramalho. No término do curso eles receberão Certificado Proerd e uma Camisa do Proerd e participaram com todos os formandos da Formatura Proerd que está prevista para o início de Junho de 2011.

Proerd - Programa Educacional de Resistência as Drogas, criado nos E.U.A. como DARE - Drug Abuse Resistance Edacation em 1983 e implantado no Brasil em 1992 através da PMRJ e no nosso estado chegou em 2002; hoje conta com cinco currículos: Proerd para o 5º e o 7º Ano do ensino fundamental, ensino médio e Proerd Comunitário para os pais.

O programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícias Militares, Escolas e família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e violência entre estudantes, bem como ajudá-las a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resistí-las.

A governadora Rosalba Ciarlini e a Prefeita Fafá Rosado visitraram a sala do Proerd, conversaram com alunos e receberam uma camiseta dos instrutores.
Fonte: O Câmera 

sábado, 26 de março de 2011

Governadora Participa da Aula do Proerd

Soldado Miguel Recitando o Cordel Para a Governadora




Os policiais militares instrutores do PROERD/Mossoró, receberam na manhã deste sábado 26/03/2011, a visita da governadora do Estado do RN e da Prefeita e Vice-Prefeita de Mossoró, durante uma palestra que os mesmos realizavam sobre prevenção ao uso de Drogas para crianças, no Caic do Abolição IV em Mossoró, na programação do evento amigo da escola. Na ocasião a Governadora também falou com as crianças sobre a problemática das Drogas. 

Governadora Falando com as crianças

 Esquerda pra Direita, Sd Edmar, Sd Ibraim, Sd Harão, Sd F. Silva, Sd Diego, Sd Ramalho, Sd Miguel.

Acima a equipe de Policiais Militares Instrutores Proerd de Mossoró, os quais fazem o trabalho de prevenção nas escolas das cidade de Mossoró e Areia Branca.


Sd Ibraim e Sd Ramalho Iniciando a Aula.



Fonte:
Arquivos Pessoais do Blog Proerd Oeste.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Recordando Fomatura Proerd 2010

Show de Prevenção 
     Alunos Proerdianos na Formatura Proerd 2010, no Ginásio Municipal Pedro Ciarline em Mossoró.

Fonte: Arquivos Pessoais

quarta-feira, 23 de março de 2011

Proerd nas Escolas de Mossoró

Programa de prevenção às drogas é desenvolvido em escolas de Mossoró


Em todo o mundo, milhares de crianças e adolescentes entram no mundo das drogas. Os motivos são muitos, desde influência de amigos até a curiosidade de saber o que sente.
Para ajudar no combate ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou não, em Mossoró, pelo segundo ano, as redes de ensino estadual e municipal, em parceria com a Polícia Militar, desenvolvem o Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD).
O programa busca envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas. Pretende sensibilizar os atores sociais para evitar que crianças acabem partindo para um mundo que, muitas vezes, não tem mais volta.
Ontem de manhã, 22, as redes municipal e estadual fizeram o lançamento do programa este ano na Escola Municipal Alcides Manoel, localizada no bairro Redenção, em Mossoró.
De acordo com Jandira Cruz, diretora de políticas pedagógicas da Gerência Executiva de Educação (GEED), ano passado, quando da implantação do programa na cidade. foram atendidas 6 escolas, com 9 turmas e 245 alunos envolvidos.
Para este ano, mais 13 escolas da rede municipal passaram a fazer parte desse trabalho que visa a afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas e da violência. "Apesar do pouco tempo do programa ano passado, pois ele foi implantado no fim do primeiro semestre, já tivemos bons resultados, como a redução da infrequência escolar, o envolvimento da família na escola. Os alunos corresponderam quanto à atenção à questão das drogas. Foi muito positivo", diz.
De acordo com o policial militar Ibraim Vilar, um dos instrutores do Proerd em Mossoró, 8 policiais estão responsáveis pelo trabalho de prevenção às drogas nas escolas. No ano passado, quando foi implantado, o Proerd dispunha de apenas 3 policiais.
Segundo o policial, atualmente são 19 escolas da rede municipal e 18 da estadual, totalizando 37 escolas e 64 turmas atendidas, todas com crianças do 5º ano.


O que é o programa de prevenção as drogas?

É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os Estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
O programa Também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana , com duração de duas horas cada encontro.
Em 2010 o PROERD iniciou o programa para Educação Infantil, seu objetivo é possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer sua segurança e saúde, é composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.
Atuando desde 2002 no Estado, o PROERD até 2010 estava presente em 23 municípios, e seus 100 policiais militares instrutores atenderam uma média de 70.000 crianças, adolescentes e comunidade em geral.

Com informações do site www.proerd.rn.gov.br


Policiais militares dão aulas para crianças

A metodologia do programa consiste em uma vez por semana um policial se faz presente à escola para repassar informações sobre as consequências do uso de cigarros, bebidas alcoólicas, maconha, amizades, entre outros. O professor permanece na sala enquanto o policial conversa durante uma aula com as crianças. "Tentamos mostrar aos alunos a importância de ficar longe das drogas", diz Vilar.
No fim do semestre, quando a turma se forma, as crianças participam de situações teatralizadas para que eles possam entender melhor as consequências de suas escolhas. Os alunos recebem um certificado de participação no programa e fazem o juramento.
As escolas participantes, segundo o policial militar, foram escolhidas por terem alunos mais suscetíveis ao uso de entorpecentes. "Nós, juntamente com a Gerência de Educação e a Dired, mapeamos algumas escolas. Vimos a necessidade de estarmos presentes nelas por correrem mais riscos", diz.
Por enquanto, segundo ele, o programa está sendo desenvolvido em Mossoró e Areia Branca, mas estão tentando expandir-lo para Tibau e Grossos também.
O interessante do trabalho é que não apenas as crianças se envolvem, mas também os pais passam a fazer parte de tudo o que é ensinado, pois os filhos chegam em casa dizendo que tem um policial na escola. Os pais querem saber o que ele está fazendo na escola e acabam compreendendo qual o papel da Polícia Militar, que é o de proteger o cidadão e colaborar para que todos se sintam mais seguros. "Foi gratificante mostrar aos alunos que a bebida alcoólica era uma droga, pois muitos não a veem como droga. Muitos pais até agradeciam pelo trabalho", disse o PM Vilar.

Fonte:
Jornal Gazeta do Oeste
Edição: 23/03/2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Equipe do Proerd Mossoró Faz Visita a Grossos e Tibau

Os policiais militares intrutores do PROERD de Mossoró,  Ibraim Vilar, Francisco Silva e Isaac Ramalho, fazem visita a cidade de Grossos/RN e Tibau/RN, com o intuito de expandir o Programa para estas cidades no segundo semestre do corrente ano, em Grossos os Proerdianos foram recebidos por várias diretoras e diretores, além do chefe de gabinete da prefeitura municipal, por intermédio do soldado Charlerandro.
 Em Tibau, os policiais foram recebidos pelo Prefeito, a Secretária de Educação e um Vereador.

Proerd Inicia Aulas Semestre 2011.1 em Mossoró


A edição 2011 do Projeto Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) será retomada hoje em Mossoró com ampliação no número de participantes. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura.
Durante seis meses, crianças de 9 a 12 anos matriculadas no 5° ano do ensino fundamental participarão de um curso ministrado por policias. A proposta é despertar nos alunos ações de cidadania, visando principalmente à prevenção ao uso de drogas e também a violência.
O projeto busca desenvolver nos alunos habilidades para identificação de tipos de entorpecentes como forma de evitar o uso, bem como busca desenvolver a autoestima dos alunos, afastando-os de problemáticas sociais marcantes no atual cotidiano da população.
As atividades são extracurriculares e terão uma carga horária de uma hora-aula semanal.
Em 2010, o Proerd atendeu a 245 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino. Agora, serão 32 turmas de 19 escolas municipais, mas a intenção é que esse número cresça até o final do ano.
"Essa parceria com a Polícia Militar tem sido muito interessante, por isso queremos estender a atuação do projeto na cidade. Nesse semestre serão 19 escolas atendidas, mas a expectativa é que chegue a toda rede até o final no ano", disse o secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos Carvalho.
A gerente executiva da Educação, Ieda Chaves, também destaca a importância do projeto. "O Proerd consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas entre crianças e adolescentes", destacou.
A Prefeitura entra com doação de cadernos de atividades, fardamento dos alunos e apoio logístico. Já, a Polícia entra com o instrutor.
A aula inaugural das atividades do Proerd edição 2011 em Mossoró acontecerá hoje, às 7h30, na Escola Municipal Alcides Manoel, no bairro Redenção (zona oeste da cidade).

COMBATE ÀS DROGAS
As ações de prevenção às drogas e à violência não são isoladas. Transformaram-se em política de governo, graças a uma lei de autoria da vereadora Cláudia Regina, em que foram instituídos Núcleos de Operações Preventivas (NOPs), que conta com a participação de profissionais de saúde que passam informações e tiram dúvidas dos alunos em assuntos relacionadas às drogas.

Fonte:
Jornal Defato